blog-post


Qual a melhor idade para as crianças começarem a aprender Inglês?

O cérebro das crianças funciona como uma biblioteca. Desde de seu nascimento, os “livros” começam a chegar: informações, experiências e vivências. Contudo, ainda não há ninguém para organizar esse material. A partir dos 04 anos de idade, o hipocampo, estrutura responsável pela memoria de longo prazo, começa a se desenvolver e o amadurecimento do mesmo acontece entre 04 e 06 anos.

De um modo geral, as crianças têm facilidade com novas línguas, mas precisam de motivação e interação para aprendê-las. Em cada fase da infância, a interação e assimilação de um novo idioma deve ser feita de maneira diferente, pois, a forma a qual a nova informação é recebida, difere totalmente de uma idade para a outra.

Na Follow-up Idiomas, todas as experiências e contato das crianças com o segundo idioma são real life experiences. Isto significa que, conhecendo e pensando no desenvolvimento dos pequenos, a Follow-up investe em profissionais que vivenciam o dia a dia dessas crianças, e sabem identicar como elas reagem a cada nova descoberta.

Até os 04 anos de idade, as crianças assimilam palavras facilmente. Não se utiliza livros, e sim jogos . As atividades vão auxilia-los, tanto no aprendizado da língua, quanto no desenvolvimento de outras habilidades, como a coordenação motora. Na Follow-up Idiomas, essa assimilação é feita através de imagens, objetos e personagens familiares ao mundo delas, motivando o aprendizado e facilitando assim sua associação.

Até os 06 anos de idade, as crianças aprendem um novo idioma de maneira uniforme. Se as crianças forem expostas a duas ou mais línguas diferentes ao mesmo tempo, as relações descritivas ou sincrônicas de cada idioma estarão integradas, e elas terão facilidade em usar essas integrações simultaneamente. Nesta fase, materiais escritos, ainda não são introduzidos, já que a maioria delas ainda não sabe escrever.

Na Follow-up Idiomas trabalhamos com flash cards, vídeos, músicas, brinquedos, atividades de colorir, desenhar, atividades multidisciplinares e recursos interativos para motivar as crianças.

Depois dos 06 anos de idade, cada língua é separada em uma estrutura diferente. Isto significa que, cada novo idioma faz interface com um idioma antigo. A criança aprende um segundo idioma, tem mais facilidade para aprender um outro, visto que o cérebro dela já descobriu que existem diferentes possibilidades de pensar e estruturar frases.

Aos 07 anos a maioria das crianças começa a ler e escrever, e a Follow-up Idiomas alia essa nova descoberta às atividades lúdicas já desenvolvidas nas aulas. Brincadeiras, experiências, estórias e vivencias do idioma são cada vez mais incorporados as aulas.

Então, qual a melhor idade para as crianças começarem a estudar um novo idioma?

Não há idade certa ou melhor fase, “a janela de oportunidades”, termo denominado como melhor período para se aprender algo, no caso, línguas, é bem extensa. A melhor fase é sempre aquela que a criança desperta interesse pelo idioma e o associa as suas brincadeiras e atividades lúdicas do dia a dia. Afinal, aprender brincando ou brincar aprendendo é o melhor jeito de educarmos as crianças.